"A Cachaçaria Água Doce, maior rede de cachaçarias do mundo, é conhecida pelo seu cardápio bem brasileiro, a começar pela tradicional cachaça, bebida tipicamente nacional.Em Piracicaba, está presente em uma casa grande, de bela arquitetura e excelente atendimento na Vila Resende. Vale experimentar o Escondidinho, Carne-de-sol, Feijão Tropeiro, Arroz Carreteiro. Isso sem falar do serviço de bar incomparável, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos, como Criola, Batida especial, etc.E o diferencial temático, Cachaças selecionadas de altíssima qualidade, bebida genuinamente nacional, que faz brilhar o nome de nosso país em terras estrangeiras.Água Doce, prazer em degustar a vida "

Site Degustapira

Contato Online:



E-mail: piracicaba@aguadoce.com.br

Tel: 19 34136040

Como Chegar Agua Doce Cachaçaria Piracicaba

domingo, 19 de junho de 2011

Teste...Você conhece a Culinária Brasileira?



...Moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..."
A Agua Doce Sabores do Brasil além de ser conhecida pelo amplo cardápio de cachaças e coqueteis oferecidos também é sempre bem lembrada pela qualidade e sabor dos nossos pratos e porções!
Com um cardápio que valoriza a Culinária Brasileira, com pratos típicos de várias regiões do nosso País, nosso cardápio com certeza é mais um motivo p/ termos orgulho da nossa "terrinha". Como é bom ser brasileiro!!!
 Temos sorte de viver em um país onde temos vários tipos de climas, vegetações; cultura, além das diversas influências estrangeiras que durante nossa história foram muito bem aceitas no nosso país e também contribuíram para essa variedade gastronômica...
Se você ainda não teve oportunidade de degustar nossas "maravilhas"...:)...segue abaixo algumas das opções presentes no nosso Cardápio c/ respectivas regiões de origem...Venha com a gente, faça uma breve viagem "gastronomica" através do nosso cardápio, e então teste seu conhecimento e saiba se já pode se considerar um expert da Cozinha Nacional...

Sul
Constituída pelos estados...


do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui grande influencia européia, principalmente italiana e alemã. Nesta região a temperatura é a mais baixa do Brasil. 
Rio grande do Sul: Churrasco, este é o prato tradicional. É feito com pedaços grandes de carnes, em fogo de lenha. Conforme vai assando as partes externas, essas partes são fatiadas até que as partes internas assem também. O único tempero utilizado é o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.
O chimarrão é outro marco do Rio Grande do Sul, é uma erva com sabor amargo, servido quente e sorvido pela bomba, contido numa cuia. É uma tradição entre os gaúchos.
 Não podemos deixar de falar também do arroz de carreteiro, puchero, feijão campeiro, ambrosia, papo de anjo, doce de ovos e frutas cristalizadas e em calda.


Nordeste
Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sob influência européia, africana e indígena a culinária nordestina é bem variada, baseada na sua maior parte em peixes, frutos do mar, mandioca ou macaxeira, queijo coalho, farinha...também conhecida pela riqueza de temperos e sabores. 
"Pontos positivos: Culinária muita saborosa, com cores e aromas, deixando qualquer pessoa de água na boca. O consumo de água de côco é comum entre os habitantes desta região. Esta bebida é um ótimo isotônico natural. Além disso, o peixe e frutos do mar estão presentes com freqüência." Roberta Silva / Nutricionista
Moranga de C. de Sol/ Nordeste ou Moranga de Camarão/ Regiao Litoranea Brasileira***Disponível Sob Encomenda
Bobó de Camarão / Bahia:
Bahia - Predomina a cultura africana, tendo três ingredientes básicos: leite de côco, azeite de dendê e a pimenta. Muitos apreciam os deliciosos pratos deste estado, entre eles podemos citar o bobó de camarão, moquecas, acarajé, vatapá, buchada de bode, sarapatel, mocotó. Podemos destacar os seguintes doces: ambrosia, doce de carambola, pitomba, cocada, doces com ovos e suco de umbu.

Bobó de Camarão/ Bahia
Sergipe - Os principais ingredientes da cozinha sergipana são os frutos do mar e o milho. Moquecas, caranguejadas, carne seca com jerimum, arroz de leite, sequilho de milho, canjica, pamonhas, cuscuz.
Pernambuco - Melado com queijo coalho, rabada, sarapatel e galinha à gabidela, buchada de bode, carne de sol com purê de macaxeira são pratos típicos desta região.


Pastel de C. de Sol/ Escondidinho/ Bolinho de Carne de Sol

Sudeste
"Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta é a região mais populosa do Brasil, onde se encontra diversos tipos de culinária, que agrada aos paladares mais requintados.

"Minas Gerais: A carne de porco é o alimento principal da cozinha mineira, acompanhado de feijão, farinha, couve, mandioca, etc. Outro marco desta região é o famoso pão de queijo, presente na mesa de café da manhã da maioria do mineiros. Não podemos esquecer de destacar os famosos doces, como: doce de leite, ambrosia, suspiro, ovos queimados e outros. "

Panceta com Mandioca/ Provolone à Milanesa/ Moela à Mineira/ Feijão Tropeiro
Rio de Janeiro: Os cariocas adotam pratos culinários de todo o país, mas têm uma certa influência portuguesa. Os pratos típicos deste local são a feijoada completa, o caldo verde, o bacalhau e outros. 
Portuguesinho/ Caldo Verde
São Paulo: No Brasil, o principal pólo gastronômico é a cidade de São Paulo. A cozinha trivial paulistana tem como base o arroz, feijão e o prato principal, que pode ser bife, carne moída ou assada, frango, lingüiça, além da batata frita e a salada de alface e tomate. 
A culinária Italiana também está muito presente em São Paulo, onde você encontra grande variedade de massas, molhos e pizzas.
Linguiça na Chapa/ Calabresa/ Filé Agua Doce (influência italiana)/ Caldinho de Feijão
Norte
Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. A culinária desta região tem influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra. Podemos encontrar um clima quente e úmido.
Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.

Isca de Tilápia
Tocantins - Tem predomínio da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Encontramos neste estado, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outras preparações.

Feijao Tropeiro
Pará - Na culinária paraense há predomínio de influências indígenas e grande utilização de produtos oriundos da floresta amazônica. A base da cozinha do Pará é a mandioca, utilizada no preparo de beijus, pirões e mingaus. Encontramos em diversas preparações também a castanha-do-Pará. Outras preparações como pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá também são bastante consumidos.
Mandioca
Acre - No acre temos uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Os seguintes pratos são apreciados: carne de sol, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, tabule, esfihas, macaxeira cozida e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.

Carne de Sol Com Mandioca
Centro-Oeste

Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Povoada por diversas culturas, a região centro-oeste tem uma culinária variada, e não deixa de ter pratos típicos em seus estados.


Mato Grosso do Sul - A maioria dos pratos são feitos com peixes e carne. Algumas preparações: arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi, etc.

Arroz Carreteiro
Goiás - Os pratos mais populares são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa. Não podemos deixar de falar da pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goianos.

Tutu/ Torresmo


Teste Aqui ...
 Após este  breve resumo da diversidade gastronômica disponível aos nossos tão exigentes Paladares...:)
Clique aqui , faça este teste e veja se você já pode se considerar um expert em culinária Brasileira...Eu fiz ...e confesso...errei 2...rs ..mas ainda chego lá...

Agora que vocês fizeram esse roteiro gastronômico, testaram seus conhecimentos e ficaram literalmente com água na boca...Nada melhor que nossas opções de cachaças/drinks/ coquetéis/ sucos alguns com frutas legitimamente brasileiras para acompanhar estas delícias.Faça sua escolha, se delicie e agradeça à este país tão rico em variedades!!!
 ...Agua Doce Sabores do Brasil!

**** Créditos à nutricionista: Roberta dos Santos Silva 
Informações retiradas do site:CyberDiet

  • Confira mais detalhes, pontos positivos e negativos  nutricionais sobre a culinária respectiva de cada região:
 Culinária Norte

Nenhum comentário: